ALBINO TEIXEIRA DIAS
Nascido no ano de 1956, no Porto, criado no seio de uma família numerosa, com grandes dificuldades económicas, foi forçado a ajudar no orçamento familiar com apenas doze anos de idade. Após ter passado por várias profissões, fixou-se, na segunda metade da adolescência, na indústria de mobiliário até à idade do cumprimento do serviço militar obrigatório. Paralelamente, fez estudos em regime nocturno. Após o serviço militar, leccionou, no ensino oficial, a disciplina de “Trabalhos Oficinais”. No biénio 1983-85, com vista a ingressar na carreira como professor efectivo, realizou a “Profissionalização em Exercício”, na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, subindo, no ano seguinte, à categoria de professor efectivo em São João da Madeira. Frequentou, ainda, diversas acções de formação na área da Expressão Dramática, tendo lecionado “Oficina de Teatro” nos últimos 10 anos, na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.
Actualmente, em regime de pré-reforma e aguardando a aposentação, tem-se dedicado a ler, a escrever, à música tradicional portuguesa, a estudar violino e a fazer outras coisas para as quais, antes, não tinha disponibilidade.
Publicou em Julho, de 2016, o livro de poesia “Este Pedaço de Terra”, com a chancela da Editora Lua de Marfim, participou na Colectânea “Sexto Sentido”, da mesma Editora, na “Antologia Artelogy – 2016”, da Editora Artlogy, na Colectânea “Poesia a Cores”, da Pastelaria Studios Editora, e na Colectânea “Poesia em Movimento”, também da Pastelaria Studios Editora.